Dia Mundial da Água

A celebração do Dia Mundial da Água este ano tem como tema "Água limpa para um mundo saudável". Na mensagem oficial para a data - celebrada anualmente no dia 22 de março -, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, destacou a importância da preservação dos recursos hídricos e os objetivos das Nações Unidas até 2015, entre os quais facilitar o acesso à água potável e melhorar o saneamento básico.
Para comemorar a data, o Congresso Nacional abre nesta segunda-feira (22) uma exposição fotográfica, em cerimônia às 17h30, no Salão Branco. O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da ONU em 22 de fevereiro de 1993. A instituição da data seguiu as recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - Eco 92 -, realizada no Rio de Janeiro.
A cada ano, uma agência diferente das Nações Unidas produz um documento para a imprensa sobre a data. Esse documento tem como objetivos abordar assuntos relacionados a problemas de abastecimento de água potável e aumentar a consciência pública sobre a importância de conservação, preservação e proteção da água e de fontes e suprimentos de água potável.
Em sua mensagem, Ban Ki-moon observou que os recursos hídricos estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados, pois todos os dias milhões de toneladas de esgotos sem tratamento e resíduos industriais e agrícolas são despejados em sistemas de água.
Até 2015, a ONU coloca o tema dos recursos hídricos nos seus objetivos de desenvolvimento do milênio. Uma das metas é assegurar a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento sustentável nas políticas e programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.
A ONU pretende também reduzir pela metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico, bem como diminuir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.
(Texto extraído de:
http://www.senado.gov.br)



História
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.


No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
(Texto extraído de:
www.suapesquisa.com)



Em nossa região
A 12ª Cia PM Independente de Meio Ambiente e Trânsito, responsável pela execução do policiamento ambiental na região, realizará diversas ações de divulgação e conscientização da população quanto à importância da preservação dos recursos hídricos.

Os militares que integram a unidade, distribuídos nos 97 municípios da região, estarão desenvolvendo atividades temáticas de conscientização, através de palestras em escolas, blitz e caminhadas ecológicas com plantio de mudas, recuperação de nascentes, caravana ecológica e outras.
Ler Mais

Começa 2ª Etapa de vacinação contra a Gripe A (H1N1)


A segunda etapa de vacinação contra a gripe A começa nesta segunda-feira. Durante as próximas duas semanas grávidas, crianças entre seis meses e um ano e 11 meses de idade e pacientes com doenças crônicas que tenham menos de 60 anos de idade devem procurar um posto de saúde mais perto de casa.
As gestantes poderão ser vacinadas até o dia 21 de maio. Já a vacinação para crianças e portadores de doenças crônicas terminará em 2 de abril. Para as crianças, a vacina foi dividida em duas doses - a segunda será aplicada 30 dias após a primeira.
Já os doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação aqueles com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem. Não é necessário apresentar atestado médico para comprovar a doença crônica. Veja no site do
Ministério da Saúde a lista das doenças crônicas.
Ler Mais

Adejair Barros toma posse como novo prefeito de Manhuaçu




Discurso de posse





Adejair Barros tomou posse como novo prefeito de Manhuaçu em cerimônia realizada na noite desta terça-feira, 16, na Câmara Municipal, depois que o ex-prefeito Sérgio Bréder protocolou seu pedido de desincompatibilização.




Com a presença de lideranças comunitárias, secretários, autoridades e convidados, a Câmara de Manhuaçu reuniu-se em sessão extraordinária e apresentou a carta enviada pelo Prefeito Sérgio Breder. No documento, ele agradece a parceria do Legislativo, o apoio do funcionalismo e destaca algumas conquistas durante os 62 meses em que administrou Manhuaçu. Ao renunciar ao mandato, Breder elencou dois motivos: o convite para se tornar assessor do Governo de Minas e a eventual candidatura ao cargo de deputado estadual.


Como são funções incompatíveis para a permanência do prefeito, a Câmara de Manhuaçu aceitou o pedido e declarou a vacância do cargo. Em seguida, Adejair Barros prestou o compromisso de posse e assinou o termo como Prefeito Municipal.







Adejair recebendo os cumprimentos do ex-vereador de Realeza Jânio Sérvio (Catinga)


Apesar de admitir que não gostaria de ver Sérgio Bréder deixando a prefeitura, Adejair Barros afirmou que os critérios da nova gestão continuam sendo muito trabalho e compromisso com o povo. "A retribuição ao povo será muita dedicação. Tenho Sérgio Breder como um irmão, aprendi muito com ele nesses três gestões, quero corresponder às expectativas da população e agora vou fazer muito mais pelo povo manhuaçuense nesses próximos dois anos e meio", declarou.


Adejair reiterou que a continuidade das obras e projetos é natural, mas ao mesmo tempo tem o seu perfil de administrar. “Vamos dar continuidade a tudo que ele deixou. Temos muitas obras em andamento. A partir de agora vou, naturalmente, implementar a minha forma de governar, mas sempre seguindo os passos do Prefeito Sérgio Breder, inclusive concluindo as ações lançadas por ele”.







PERFIL





Adejair Barros assume o cargo prefeito de Manhuaçu. Aos 54 anos, filho de Maria Paiva Barros e Adílio Barros Sobrinho, é casado com Mônica Junqueira Tasca Barros e pai de Ana Paula e Marcela. Natural de Durandé, Adejair mudou-se ainda na adolescência para Manhuaçu e sempre se dedicou à agropecuária. É cafeicultor e possui uma propriedade no córrego Coqueiro Rural.


Foi justamente nesse setor que começou a atuar diretamente com os produtores. Ele assumiu pela primeira vez a presidência do Sindicato Rural no início da década de 90 em substituição ao presidente Ismael Paulo Lima e depois foi eleito para um mandato de três anos, de 1994 a 1996. Foi um dos responsáveis por várias obras no Parque de Exposições da Ponte da Aldeia e a primeira exposição agropecuária de Manhuaçu.


Em 17 de março de 1995, com a posse de Sérgio Breder para o primeiro mandato, iniciou uma parceria que lhe rendeu prestígio e bons resultados na área de obras e desenvolvimento urbano.


Adejair Barros foi secretário de Obras entre 1995 e 1996 e de 2005 a 2008, quando foi eleito vice-prefeito de Manhuaçu na chapa de Sérgio Breder com 25.671 votos e empossado em 01 de janeiro de 2009.
Matéria estraída de PORTAL CAPARAÓ.
Ler Mais

Prefeito de Manhuaçu renuncia.






 





Sérgio Breder anunciou que vai se desincompatibilizar do cargo de Prefeito de Manhuaçu nesta segunda-feira, 15. Durante entrevista ao PORTAL CAPARAÓ ele falou de sua decisão, avaliou o governo e agradeceu o apoio. Ele foi convidado para assumir uma função de assessor do Governador Aécio Neves e estuda também a possibilidade de se lançar candidato a deputado estadual. “As duas possibilidades são incompatíveis com o cargo de prefeito. Em função disso, nesta semana estarei protocolando um ofício na Câmara de Manhuaçu solicitando a minha desincompatibilização do cargo de prefeito municipal. Deixo a prefeitura com um sentimento de agradecimento profundo a todos os cidadãos, a minha família e a Deus e a certeza de que fiz uma das melhores administrações da história de Manhuaçu”.





A possibilidade de Sérgio Breder se desincompatibilizar é comentada desde outubro do ano passado. Ele manifestou o desejo de se candidatar a deputado estadual e iniciou articulações. Ao mesmo tempo, houve o convite do Governador Aécio Neves para que assumisse uma função no Governo Estadual. Como o prazo para desincompatibilização termina no final do mês, Sergio Breder decidiu que deve aproveitar a oportunidade que é dada a Manhuaçu. “Eu acho que chegou o momento de não perdermos a oportunidade de trazer recursos para Manhuaçu. Essa decisão foi muito bem pensada e todos os meus eleitores têm a certeza de que a minha grande preocupação foi sempre fazer o melhor por esse município. Temos o deputado Sebastião Costa que ajuda muito e foi o grande deputado desta cidade nos últimos anos. Eu acredito que poderei fazer muito por Manhuaçu e trazer mais benefícios para a cidade e para a região”.





Sérgio Breder diz que conversou com muita calma com seus amigos, conselheiros e sua família e está consciente de que é a melhor decisão. “Eu quero agradecer a todo o povo de Manhuaçu pelo apoio nesses anos que passei a representar a cidade. Empenhei-me todos os dias para fazer o melhor que podia. Se não consegui tudo, sei que foi por causa das limitações e não porque deixei de tentar. Vou continuar com os políticos e com o povo de Manhuaçu, especialmente as pessoas mais sofridas, trazendo benefícios para essa cidade”.





PRIORIDADE PARA QUEM MAIS PRECISA





Nos últimos cinco anos, o prefeito avalia que foram muitas vitórias. Ele enumera o respeito pelo povo ao prefeito da cidade como a maior conquista destas duas gestões. “O contato direto com o povo foi a melhor conquista desses cinco anos. Foram duas eleições com praticamente 70% dos votos. Em alguns distritos, atingimos 91%, 88% e 86% da votação. Houve quase unanimidade. Isso aumentou em muito a minha responsabilidade, mas é também uma demonstração do carinho que o povo teve por mim. Isso é imbatível”, afirmou.





Ao listar as obras mais marcantes dos últimos cinco anos, Breder considera que venceu desafios como a construção da galeria do Posto Bazem e a solução da cratera do terreno do DNER. O calçamento e asfaltamento de ruas em toda a cidade e distritos, o parque de exposições, a instalação do Corpo de Bombeiros, o aeroporto, novo pronto socorro, Centro Viva Vida foram outras marcas de sua gestão.





RELATÓRIO FINAL





Além de listar as obras em andamento, Sérgio Breder apresentou um balanço das finanças. “Entrego uma prefeitura saudável. Não temos hoje nenhum pagamento atrasado, estamos com a certidão do INSS em mãos, regularizamos os convênios com a Secretaria de Estado de Educação e já ganhamos a tutela antecipada da certidão do FGTS. Isso é uma importante vitória e um marco, pois há quantos anos Manhuaçu não tem essas certidões e ficou sem receber recursos dos governos federal e estadual. O mais importante é que deixamos recursos da ordem de 3,5 milhões de reais para pagar obras já anunciadas e com saldo ainda considerável de 596 mil reais”, afirmou.





O prefeito ainda reconheceu o apoio do funcionalismo e lembrou que todos os funcionários receberam dentro do mês trabalhado em sua gestão e ainda nos últimos cinco anos, valorizando o servidor, concedeu aumentos e recuperou os salários, que ficaram defasados com as outras administrações.





PARCERIA





“O vice-prefeito Adejair Barros vai continuar todo este trabalho porque nós temos a mesma luta, os mesmos projetos. Nós somos mais do que prefeito e vice; somos irmãos unidos pela causa popular”, afirmou lembrando que Adejair foi secretário de obras nos dois primeiros mandatos e agora vice-prefeito. “Tenho certeza absoluta de que irá fazer uma das grandes administrações de Manhuaçu, pois é um bom administrador, homem honesto e correto. Estou deixando a prefeitura com um grande homem no meu lugar. Vamos com certeza, não medir esforços, para trazer todos os recursos dos governos estadual e federal para que ele possa fazer um grande governo e mostrar ao povo que estava certo ao votar em Sergio Breder e Adejair Barros”.





Ele desejou ainda que Manhuaçu continue nesse ritmo de desenvolvimento e de muita paz. “Não se administra uma cidade que não esteja em paz, com atritos e turbulência o prefeito não pode fazer nada”.





MENSAGEM FINAL





“Muito obrigado! – Essa é minha mensagem final. Quero agradecer ao povo de Manhuaçu que me confiou esses três mandatos. Quero também agradecer aos meus secretários e também, de forma especial, aos vereadores de todos esses anos. Quero agradecer especialmente a minha família que também foi decisiva nesse processo durante os meus mandatos. Foi aqui que nasci e aprendi a amar, portanto podem continuar contando comigo e tenham certeza de estarei sempre à disposição, especialmente do povo mais sofrido e dos moradores de todos os distritos. Eu tenho um sentimento de gratidão muito grande a todos vocês. Finalizando, quero também agradecer a Deus pelo discernimento e sabedoria que me auxiliaram neste tempo todo. Peço todo apoio ao Adejair nessa nova missão que terá a partir desta semana. Mais uma vez, muito obrigado”, concluiu.





Numa coincidência do destino, ao sair essa semana Sérgio Breder encerra um ciclo iniciado há quinze anos. Ele assumiu a prefeitura pela primeira vez em 17 de março de 1995.
Ler Mais

Significado do Código Alfabético na Carteira de Habilitação







Está em vigor desde o dia 19/05/2008 a nova metodologia de informação sobre restrições aos portadores de Documento de Habilitação.


De acordo com o artigo 8 da Resolução 267 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) foi necessário criar uma Tabela Alfabética que representasse as observações contidas nas carteiras, uma vez que elas poderiam causar constrangimentos aos motoristas, principalmente as restritivas. Com a nova fórmula apenas o os agentes fiscalizadores vão ter domínio do que se trata cada observação.


Segue abaixo a nova tabela com o código de cada letra de acordo com o Anexo XV da referida Resolução:


A - obrigatório o uso de lentes corretivas


B - obrigatório o uso de prótese auditiva


C - obrigatório o uso de acelerador à esquerda


D - obrigatório o uso de veículo com transmissão automática


E - obrigatório o uso de empunhadura/manopla/pômo no volante


F - obrigatório o uso de veículo com direção hidráulica


G- obrigatório o uso de veículo com embreagem manual ou com automação de embreagem ou com transmissão automática


H - obrigatório o uso de acelerador e freio manual


I - obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel ao volante


J - obrigatório o uso de adaptação dos comandos de painel para os membros inferiores e/ou outras partes do corpo


K - obrigatório o uso de veículo com prolongamento da alavanca de câmbio e/ou almofadas (fixas ) de compensação de altura e/ou profundidade - K


L - obrigatório o uso de veículo com prolongadores dos pedais e elevação do assoalho e/ou almofadas fixas de compensação de altura e/ou profundidade


M - obrigatório o uso de motocicleta com pedal de câmbio adaptado


N - obrigatório o uso de motocicleta com pedal do freio traseiro adaptado


O - obrigatório o uso de motocicleta com manopla do freio dianteiro adaptada


P - obrigatório o uso de motocicleta com manopla de embreagem adaptada


Q - obrigatório o uso de motocicleta com carro lateral ou triciclo


R - obrigatório o uso de motoneta com carro lateral ou triciclo





S - obrigatório o uso de motocicleta com automação de troca de marchas


T - vedado dirigir em rodovias e vias de trânsito rápido


U - vedado dirigir após o pôr-do-sol


V - obrigatório o uso de capacete de segurança com viseira protetora sem limitação de campo visual


W - aposentado por invalidez


X - outras restrições
Ler Mais

Vencimento da última parcela do IPVA 2010







Começa no dia 18 de março o vencimento da terceira e última parcela de pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2010. Os proprietários podem procurar além dos bancos conveniados também os Correios, que colocaram à disposição dos clientes mais de seis mil agências com Banco Postal em todo o País, que contam, como diferencial, com horário estendido de atendimento, já que a maior parte delas funciona, diariamente, de 8h30 às 18h00. Em Minas, cerca de 870 unidades oferecem o serviço.







IPVA, DPVAT e Taxa de Licenciamento





Para efetuar o pagamento do IPVA, do seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) e também da TRLAV (Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo), é necessário que o cidadão leve a boleta, com o código de barras, ou apresente o Certificado de Registro do Veículo, emitido pelo Detran, em que constam todos os dados necessários para a emissão das guias de pagamento.





IPVA 2010





Escala de vencimentos:





FINAIS DE PLACA 3ª PARCELA





MARÇO





1 - 18





2 - 19





3 - 22





4 - 23





5 - 24





6 - 24





7 - 26





8 - 29





9 - 30





0 - 31





Links para a Emissão dos Documentos





IPVA - com o número do Renavam, acesse o link:









DPVAT - com o número do Renavam e Chassi, acesse o link:









TRLAV - com o número do Renavam, acesse o site:





www.detran.mg.gov.br link "veículos"

Ler Mais

Calendário de vacinação da Gripe A (H1N1)


Começa nesta segunda-feira (8) a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o vírus influenza A (H1N1).
Seque abaixo o calendário de vacinação:


CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE A (H1N1)

8 a 19 de março Profissionais da Saúde Médicos, enfermeiros, recepcionistas, pessoal de limpeza e segurança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica.


8 a 19 de março Povos indígenas População que vive em aldeias. A vacinação será realizada em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de Saúde).


22 de março a 2 de abril Gestantes Mulheres grávidas em qualquer período de gestação. As mulheres que engravidarem depois de 2 de abril podem tomar a vacina até 21 de maio.


22 de março a 2 de abril Pessoas com problemas crônicos com até 60 anos de idade Serão vacinadas as pessoas com os seguintes problemas:
• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).


22 de março a 2 de abril Crianças entre seis meses e dois anos de idade incompletos (23 meses). Elas devem receber meia dose da vacina e, depois de 21 dias, poderão tomar a outra meia dose.


5 a 23 de abril População de 20 a 29 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária.


24 de abril a 7 de maio Idosos com problemas crônicos (mais de 60 anos de idade). O período coincide com a vacinação de idosos para a gripe comum. Quando eles forem tomar a vacina, receberão também imunização contra o vírus influenza A (H1N1) caso tenham algum destes problemas:

• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);
• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística, displasia broncopulmonar);
• Asmáticos (formas graves);
• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória;
• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo: distrofia neuromuscular);
• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);
• Diabetes mellitus;
• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração da função hepática e/ou terapêutica antiviral);
• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes com diálise);
• Doença hematológica (hemoglobinopatias);
• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exemplos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);
• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;
• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica (exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).


10 a 21 de maio População de 30 a 39 anos Qualquer pessoa nessa faixa etária.
Ler Mais
O PODER DA MÚSICA: NA FRONTEIRA DO BEM E DO MAL
O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE, A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO E O ANTICRISTO
O CONFLITO ÁRABE-ISRAELENSE, A ABOMINAÇÃO DA DESOLAÇÃO E O ANTICRISTO